Life Changing Meme
Saturday, 1 de November 2008 — Bruno LucasPub.
O José lançou-me o desafio à quase uma semana, e apesar de ainda não ter escrito nada, foi algo que tenho andado a pensar nos “tempos mortos”. Quais seriam as coisas que eu poderia mudar na minha vida para a melhorar?
Vício da da Net, dos Computadores e da TV: Creio que passo demasiado tempo em frente a um computador ou televisão. Muito do tempo que passo tem um retorno que considero positivo, quer ser seja pelo que aprendi ou pelo que me entretive. Mas tenho a noção por vezes desperdiço tempo em zappings ou em leituras supérfluas no Google Reader. O tempo perdido assim não pode ser usado por exemplo na Fotografia ou na Escrita que são dois hobbies que deveria cuidar mais.
Trabalhar a partir de casa (alguns dias por semana): Nos últimos três anos, em duas empresas diferentes, posso dizer (de forma muito simplista) que o meu trabalho consiste em me ligar da máquina que está no meu gabinete a uma máquina remota e trabalhar na máquina remota. Como não existe um lag impeditivo, quando me ligo de casa à máquina do trabalho, sei que consigo trabalhar perfeitamente a partir de casa. Certamente que aproveitaria as duas horas diárias de transportes de melhor maneira.
Construir uma lista de To-Do’s eficiente: Várias vezes que já tentei ter uma lista de afazeres actualizada e eficiente – quer seja online, no PC local ou em caderninhos – mas nunca consegui manter e actualizar a lista por muito tempo. Creio que fazer e verdadeiramente usar uma lista de ToDo’s, iria melhorar a organização da minha vida.
Dormir mais: Gosto de me levantar cedo! Começar o dia cedo é meio caminho para que as coisas se façam melhor. Mas levantar cedo implica também deitar cedo, e muitas vezes perco-me com o primeiro ponto desta lista, isso significa que durmo menos horas do que devia e que o dia de trabalho vai acabar por ser menos produtivo. Por outro lado se pudesse trabalhar a partir de casa, a horita matinal de transportes poderia ser usada no descanso 😉
Trabalhar menos: Sou uma pessoa muito comprometida com os projectos em que estou envolvido, e acabo por trabalhar demasiadas horas. Sim sou um pouco workaholic, e ter workaholics militantes no projecto leva a maratonas laborais. Cumprir horários (entrar e sair à hora certa) é o caminho para acabar com a maratona … e aumentar o meu tempo.
Para continuar a corrente, lanço o mesmo desafio ao Ignium, ao Marcos e ao Cosmonauta.







Thursday, 6 de November 2008 at 9:15 (Mozilla Firefox 3.0.3 Ubuntu Linux)
Curioso!
Porque será que 90% das pessoas que conheço e trabalham em desenvolvimento sentem que podiam ser mais produtivas a trabalhar alguns dias a partir de casa?
** Será que só as hierarquias superiores é que não sentem isso?
Partilhamos esse objectivo e o “Trabalhar menos”, como eu costumo dizer habituamo-nos mal, trabalhar muito. Boa sorte neste, eu mais fácilmente me veria a conseguir trabalhar de casa do que conseguir, por espontânea vontade sair a horas 🙂
Sunday, 16 de November 2008 at 15:52 (Mozilla Firefox 3.0.3 Ubuntu Linux)
Será que as hierarquias superiores ainda acham que se estiveres em casa não estás a trabalhar? Em empresas tecnológicas, em principio, não deveria haver esse estigma, mas na verdade não conheço muita gente que trabalhe a partir de casa …
O ‘trabalhar menos’ é mais um “wishful thinking” já que também muito do que corro é por prazer, mas haverá sempre trabalho para ser feito no dia seguinte, por isso maratonas constantes só levam a uma coisa: Burnout.
Impor limites pode ser um início.
Thursday, 11 de December 2008 at 11:21 (WordPress 2.6)
[…] while ago a friend made me a proposal to write a post about what I consider a Life Changing Meme. First of all, I had to lookup the […]