Abanar o cão

Pub.

Vi recentemente o filme “Wag the Dog“, numa tradução literal chamar-se-ia “Abanar o cão”. Em Portugal ganhou o título de “Manobras na Casa Branca”. Já tinha visto pedaços soltos na televisão, mas nunca completo.

O mote do filme é:

“Why does a dog wag its tail? Because a dog is smarter than its tail.
If the tail was smarter, the tail would wag the dog.”¹

Rebenta um escândalo sexual com um presidente americano a duas semanas de eleições. É preciso desviar as atenções deste acontecimento. Para tal, com ajuda de um spin-doctor² [DeNiro] e de um produtor de Hollywood [Hoffman], inventam-se notícias e até uma guerra.

Wag the Dog

Excelentes interpretações de Dustin Hoffman e de Robert DeNiro, numa comédia um pouco noir, mas muito inteligente e divertida.

O filme deixou-me a pensar como a informação pode ser facilmente manipulável e que a ânsia de notícias novas leva os jornalistas e os espectadores a não investigarem [a fundo] a veracidade do que é apresentado.

Aconselho a leitura da página da Wikipedia do filme, neste ponto, onde é mostrada a casualidade de  algumas acções militares importantes e de momentos de aperto de um presidente dos U.S. of A.

Link para o trailer no YouTube.

¹: Porquê é que o cão abana a cauda? Porque o cão é mais esperto que a cauda. Se a cauda fosse mais esperta que o cão, seria esta a abanar o cão.

²: Assessor de Impressa

Nota: A imagem incluída é pertença da New Line Cinema.

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Pub.

Leave a Reply

Pub.